Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

sábado, 13 de agosto de 2011

Morro Anhangava Prá Começar

Vista do Morro do Anhangava atrás a partir do Morro Samambaia

Há um tempo atrás o amigo de pedais João Pavan estava procurando um lugar para levar um pessoal novo em uma trilha. Eu sugeri então que fossem para o morro do Anhangava, por acreditar que, quem nunca foi a uma montanha começasse por lá, para ter todas as sensações dessa prática. No Anhangava uma pessoa pode ter a experiência de fazer uma caminhada começando pela trilha da Asa Delta até o morro do Samambaia  e seguir até o topo percebendo os desniveís entre blocos de pedra. 

Nesse percurso além da subida, o tempo para descanso e depois na parte mais alta as diversas vistas como a serra do Itibiraquera do Pico Paraná, Farinha Seca e do outro lado o Marumbi e até a serra do Prata, sem citar outros tantos. A partir da descida do Anhangava algumas boas dificuldades que são as escadas de ferro.



Quando fui lá na primeira vez na década de 90, fizemos a ida de bicicleta. Hoje não me lembro, mas não haviam as escadas, superava-se alguns desniveis de bloco de pedras depois de passar por uma pedreira que hoje não existe mais.

Vias e cordas do treinamento dos escaladores

Mas voltando ao topo, lá pode se ver como funciona a escola de escaladas, com muitos praticantes no fim de semana, além dos visitantes ocasionais, que tornam o local bem congestionado, ainda mais quando o tempo abre com um belo dia de sol, depois de alguns dias chuvosos.

Nossa saída se deu pela trilha da estrada da Baitaca, que dá nome a serra a qual esses morros pertencem, mais precisamente no Chiquinho, foi uma diversificação do costume, para numa outra ocasião quem sabe com o mesmo grupo descermos o Caminho do Itupava.


Ps 01. Noticias do Caminho do Itupava são de que, no final do mês de setembro de 2011 acredita-se que os trabalhos de limpeza estejam conclúídos, depois de 90 dias desde Março por ocasião das chuvas e devido a licitação.

5 comentários:

JOPZ_B1B disse...

Legal a aventura.

A pedreira acredito que ainda está por lá, só que o caminho mudou... agora ela está na trilha que vai para o PAO DE LOTh (Inicio do caminho itupava), da pra chegar lá saindo do anhangava e descendo pela trilha ao lado da cachoeira.

JOPZ

Anônimo disse...

Confirmo a beleza do Anhangava. O morro é maravilhoso mas, infelizmente é inseguro. Domingo 14 de abril 2013, poucos minutos depois do por do sol, fomos assaltado na descida do morro por 2 homens encapuchados armados de pistolas. Eramos 8, ou seja que um grupo grande não assusta os ladrões. Parece mesmo o contrário. Aconteceu na parte inferior da trilha, a mitade do caminho entre a saida das rochas e o estacionamento. Roubaram tudo o que a gente tinha (mochilas, botas, relogios, celulares, cámaras, dinheiro, lampadas, calças e casacos...) menos documentos e chaves. Foi um momento bem tenso e uma experiência horrível pela minha primeira experiência de montanhismo no Brasil (sou francês, dos Alpes, Grenoble, único estrangeiro do grupo porém).
Mais informações aqui: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1363387&tit=Oito-turistas-sao-assaltados-em-trilha-na-RMC

Unknown disse...

Fiquei a par o ocorrido porque sou associado do CPM. Infelizmente os assaltos voltaram a acontecer. No passado quando não havia o posto do IAP (que não é policial) haviam notícias de assalto na região e até mesmo alguma prisão. O que me chamou a atenção no caso de vocês é que os pareceiam assaltantes saber do grupo e fica a dúvida se eles tiveram informação priveligiada que pode ser na rede de computadores ou até mesmo numa conversa de bar por exemplo.

Anônimo disse...

Eu tb fui assaltado no na trilha que da acesso ao morro do anhangava, ocorreu em novembro de 2013.
Por volta de 18h estavamos descendo o morro sentido o trailer do IAP (apos a bifurcacao que leva ao estacionamento do Julio), quando um indivuduo apareceu do nada, como se estivesse sendo orientado por outra pessoa atravez de radio e deu voz de assalto.
O assaltante mostrou estar bem "acostumado" com esse tipo de assalto, roubou 4 mochilas, tenis, botas e tudo que pode carregar. Estava armado com um revolver cromado.
Voltamos e pedimos auxilio ao pessoal do IAP que chamou a PM para registrarmos a ocorrencia.
Nunca fomos contactados pela PM.
* Um fato extranho que ocorreu em nossa subida, e que tao logo acabamos de subir as escadas, uns 10 ou 20 metros, encontramos uma garota de oculos de sol e agasalho, quando a vi disse " Boa tarde!! ou algo do genero, a garota nao fez nem mencao em me responder estava como em "outro mundo" ou somente nos "expionando".
Bom o lugar e maravilhoso, e um excelente exercicio para a mente e o corpo porem meu conselho e de que faca a caminhada de ida e volta durante o dia, nao tenha objetos de valor e em caso de assalto nao reaja.

Unknown disse...

Quando acontecem assaltos no Anhangava o CPM-Clube Paranaense de Montanhismo solicita a policia militar rondas para coibir esse acontecimento. Desde esses últimos casos não soube de novos.