Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

sábado, 26 de novembro de 2011

Dia de Sol no Caminho do Itupava



Em Março de 2010 eu fui pela primeira vez no Caminho do Itupava. Foi uma semana de incertezas pelo mal tempo, mas que não choveu porém ficou tudo tampado e até a foto do Marumbi teve que esperar. Foi também um passeio onde as incertezas, causaram problemas, isto pode ser revisto na postagem Caminho do Itupava - Indecisão, Confusão e Sucesso.

Nesse ano de 2011 as facilidades do Facebook permitiram junto com alguns amigos a criação de um grupo o Vitamina e Farofa Montanhas e Trilhas. Uma homenagem as dois personagens das montanhas da serra paranaense. A partir desse grupo fizemos duas saídas para os morros do Anhangava e do Canal. Foram percursos para quem nunca havia feito algo parecido. Desde então havia a vontade de se fazer o Caminho do Itupava que foi interditado este ano desde Março até o final de Outubro por causa das chuvas fortes que sujaram a trilha e derrubaram algumas árvores..

Quando o caminho foi liberado, logo marcamos uma data para o final de Novembro. Era a última, porque em Dezembro os compromissos de fim de ano ocupam a todos. Após várias previsões de chuva conseguimos confirmar e realizar a trilha num dia de sol que proporcionou algumas surpresas.

Nesse final de semana pensávamos que teríamos um grupo de pelo menos 20 pessoas, mas somente 13 puderam confirmar. Para duas pessoas João Pavan e Maumau era um retorno. Para os demais era a 1. vez nesse caminho dos tempos do Brasil Colônia, e que está ali graças a preservação da serra do mar. Uma preservação não muito colaborada pelos visitantes que depredaram instalações históricas e abandonadas pela União. Que também não colaboram pelo lixo que é deixado na trilha,  como o que recolhemos antes da primeira ponte elevada no percurso,  e também pela quantidade de lixo que é deixada para ser recolhida na Casa do Ipiranga. Uma transferência de responsabilidade pela falta de reconhecimento do que representa essa região. Hoje podemos ver pelo Google Maps, como a região da serra está muito próxima dos adensamentos, e ela é muito estreita pelo que representa e está sempre sob risco e o lixo deixado poderia ser evitado.

Mas não foi somente essa constatação desesperançosa. Pudemos ver a natureza no seu vislumbrar da primavera, com vários pássaros, cheiros das flores no percurso, uma aranha caranguejeira, roedores passando correndo, um grupo de macacos próximo ao Cadeado que não nos deixou fotografá-los.

No Santuário N. Sra. do Cadeado fotos muito boas como a do Marumbi (era a minha esperança).



E no final, quase na estrada das Prainhas uma cobra Caninana, típica da serra do mar, dizendo esse caminho histórico eu também faço.



Participantes desse dia Maumau, João Pavan, Jeter, Simoni, Eleni, Celso, Juliana Silva, Cleber e  os Borbas Rogério (pai), Rodrigo e Raffael (filho), 13 pessoas.

Siga as fotos abaixo.


Ps 01. O cansaço e os escorregões da trilha são sempre esquecidos, ao final da trilha.

Ps 02. Encontramos  o Luis Delfrate do Montanhoso ( Facebook) por duas vezes. Na parte final da trilha e no ponto esperando o ônibus que acabou ganhando uma carona do nosso grupo no retorno para Curitiba.

Ps 03 Tempo de percurso 4:42 h  e tempo parado 4:40 h segundo o GPS. Inicio as 8:12 h e término as 17:05 h. Eu sei que essa conta não bate, mas ela não é minha.

Ps 04. Quem de fato aproveitou no final com um banho de rio próximo ao IAP de Porto de Cima foi o Jeter. Passei vontade!

Ps 05. A denominação Itupava é de origem Tupi-guarani, que significa rio encachoeirado, uma característica dos rios da serra do mar.

4 comentários:

JOPZ_B1B disse...

SHOW, um dia bonitO e uma trilha clássica.

Quero fazer em janeiro, levar meu pai e aproveitar o calor do verão para uns tchibuns pelo caminho (lá na casa do Ypiranga e no Nhundiaquara lá embaixo).

Legal encontrarem cobras e aranhas, sinal que os meses de interdição serviram para ajudar a vida selvagem a se aproximar, nas outras vezes que passei por ali não vimos nada disso.

E o visual para o conjunto Marumbi ali do Cadeado estava legal. É um bom animo depois daquela descida ingreme logo na chegada ao santuario.

E já q vc ficou com vontade d pular no rio, tá convidado para retornar pra lá em janeiro, só nao sei a data ainda, mas te aviso.

intepz,

JOPZ

Unknown disse...

Aí Jopz encontramos o seu parceiro o Luis Delfrate da AMC, que ganhou uma carona de volta a Curitiba.
Em Janeiro 2012. Uma dessa! Tem a Ju Azevedo, dos pedais Lavailama que inventou essa data em que fomos e que ela não pode ir, tá guardando uma nova data, quem sabe essa.

Anônimo disse...

Muito legal!! Que bom que fez sol e tempo aberto para vocês, o Marumbi lá do cadeado realmente um espetáculo. Que sorte a de vocês. E a cobra hein, o ar da sua graça. E olha que esta temporada requer todo cuidado, pois meus pais que moram lá na serra a tempo não viam tanta cobra como estão vendo neste período/época. Disse que este ano, ou melhor, esta temporada, será da cobra. Cobras de todas as espécies estão aparecendo com tamanha frequência por lá. Quase que já estão saindo de bota até o joelhor até mesmo para caminhar pelo quintal, além de todo cuidado para nenhuma entrar na casa. Prevenir é o melhor remédio, smepre. Raquel

Jeter disse...

O banho de rio próximo ao IAP estava muito bom por sinal.