Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pedalada Garuva-Vila da Glória - SC



"Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das manhãs...".

Os passeios de bicicleta ou o cicloturismo tem diversas características. Uns prezam pelo desafio do percurso onde a altimetria é bem variada assim como a distância. Existem aqueles que primam pelo visual principalmente onde os vales revelam paisagens exuberantes com seus recortes de montanhas, rios e cachoeiras. Outros pelo destino, principalmente se há um delicioso café colonial ou até mesmo um almoço de frutos do mar, como foi o caso desse blog.

A pedalada de Garuva até Vila da Glória em São Francisco do Sul - SC na divisa do Paraná com Santa Catarina tem de tudo um pouco. Os contrafortes da serra da divisa dos estados, o rio São João onde voltando um pouco para trás tem a travessia pela ponte de mola, a estrada de saibro de subidas leves onde o iniciante de mountain bike pode fazer o seu primeiro teste. O roteiro foi extendido pelo percurso até a ponte de mola tendo a distancia de 53 km. Começando no posto da entrada Garuva fazendo essa volta até a ponte e retornando pela rua que cruza a rodovia no único semáforo ali existente e seguindo até acabar o paralelepípedo e continuando até uma bifurcação junto a uma igreja e pega-se a direita, pois a esquerda é o acesso a rodovia para Itapoá-SC e Guaratuba-PR..


No meio do caminho um bar para uma parada o Baraharas onde é possível se hidratar com cerveja, refrigerante ou sorvete. Quase no final do percurso um outro bar para se refrescar num tanque de água gelada vindo da mata. 

No final em vila da Glória, o restaurante Jaci Zinho (assim mesmo como está escrito), porque é da Jacira e do Zinho. O rodizio de frutos do mar com peixe, camarão no espeto com queijo, camarão ao bafo e a   milanesa assim como o peixe e o camarão ao molho que se pode deliciar no pão caseiro. Esse último por preferência desse escrevente.


Comentários:

Ps 01. Meu primeiro evento de 2012, em meio a natureza, depois das férias, da cirurgia de desvio de septo que me deixou em repouso por 2 semanas. Foi difícil ver todo mundo na semana anterior aproveitando o sol em montanhas e cachoeiras.
Ps 02. Quem te leva é o Heron, Natureza Ar Livre.
Ps 03. Clicando aqui têm as fotos do ano de 2009 quando fui pela 1. vez.
Ps 04. Dicas sobre a região, do Eloi Zanetti.

Um comentário:

JOPZ_B1B disse...

Essa região é bonita. Nesse trecho especifico nunca pedalei (mas conheci de charanga). Quando subimos o Monte Crista tem uma vista muito show da baia da babitonga. Começou bem as aventuras 2012!

JOPZ