Jalapão 2019

Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Valparaíso, Viña del Mar e Playa de Reñaca

"Recordas-te como era no último outono.
Era a boina gris e o coração em calma.
Em teus olhos guerreavam as chamas do crepúsculo
e as folhas caíam na água de tua alma.
Apegada em meus braços como uma trepadeira.
as folhas recolhiam tua voz lenta e em tua calma."....
(Poema 6, 20 Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, de Pablo Neruda)

O que fazer na segunda-feira quando os museus de Santiago estão fechados e ainda era cedo para fazer a cidade de bicicleta. Ir até Valparaíso e contratar o passeio da Rodotour, que tem agência na rodoviária de lá, era a opção.

Saí as 09:00 horas do terminal Alameda com destino a Valparaíso chegando lá as 10:15 h. Essa cidade fica cerca de 100 km de Santiago. na chegada já fui abordado pela moça da Rodotour e negociei o valor para 12000 pesos.

A saída foi as 11:00 horas com o guia Guilhermo. Haviam no ônibus outro casal de brasileiros, colombianos, uma família de 06 alemães, 03 argentinas, 02 chilenas.

A primeira parte foi a vista para o porto e uma estrutura de concreto que seria para a pista beira mar num projeto do final dos anos 70. no local vários leões-marinhos.

Seguimos para a plaza Itália e as histórias dos diversos povos que vieram para Valparaíso no tempo que o porto era um ponto de ligação depois que os navios contornavam a Terra do Fogo ao sul da América.

Depois subimos as ladeiras de Valparaíso até a praça Bismark perto onde mora o guia Guilhermo. Passamos na La Sebastiana que é uma das 03 casas de Pablo Neruda no Chile.

De lá descemos para subir pelo ascensor Baron que é um dos 07 funiculares que funcionam dos 14 existentes.

Ascensor Barão

Deve ser por causa da mudança constante

Descemos e seguimos para Viña del Mar

Até a praia da Reñaca onde almoçamos e eu molhei os pés no Pacífico pela primeira vez.

Depois fomos para um parque que era uma residência de um português, a Quinta Vergara, que está com a estrutura abalada por causa do terremoto de 2010. Esse local tem um bosque com árvores de várias partes do mundo trazidas durante a viagem do proprietário.

Terminado o passeio retornamos a rodoviária onde adiantei meu retorno a Santiago.