Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Chapada Dos Veadeiros - Comentários e Impressões - Férias

Depois de alguns dias da viagem e pelo número de postagens, eu procuro resumir página as minhas impressões. Se o leitor chegou aqui, por causa da buscas na Internet no assunto Chapada dos Veadeiros, e ainda não viu todas as postagens, eu sugiro os links abaixo:



Comentários e Impressões

Ps 01. A distância de Brasília a principal cidade da Chapada, Alto Paraíso de Goiás é de 254 km.
Ps 02. No mês de Julho a característica do clima que percebi é que o calor é amenizado pelo vento frio na época. Lembro que durante o pedal do 5. dia teve temperaturas de 31, 34 e 39 graus Celsius.
Ps 03. Mundo pequeno, o nosso guia Estevão (Gudu) nasceu em Curitiba-PR.
Ps 04. A noite os locais de refeição tem em sua maioria opção vegana no clima esotérico da Chapada. Não sei se o clima influencia no tempo de atendimento que era além do normal.
Ps 05. A organização da Bike Ativa tem muitos detalhes e cuidados com o cliente. Veja aqui alguns dos eventos que participei com eles.
Ps 06. Não identifiquei uma lembrança da Chapada que ao comprar fosse inédito. Eram muitas lojas que tem pedra de cristal de rocha, lojas e ambulantes de artesanato.
Ps 07. O sol do cerrado queimou o meu lábio na viagem de ônibus para Chapada.
Ps 08. Sabe aqueles vendedores de rua que você chama de Alternativos, todos estão em Alto Paraíso.
Ps 09. Comer Matula na Parada do Waldomiro depois de pedalar e brincar na piscina do Vale da Lua com algumas cachacinhas e licores daquela mesa de lá, requer um bom repouso na tarde.
Ps 10. Em grupo prefira a opção a vontade.
Ps 11. Todo cantor de bar com mais de 50 anos foi amigo do músico e cantor Renato Russo.
Ps 12. Que gostosa a pousada Aruana na cidade de Cavalcante-GO.
Ps 13. Os incentivos do governo federal na comunidade Kalunga para desenvolvimento do turismo foram as conquistas sociais dos últimos anos.
Ps 14. Todos os tipos de massagens relacionados ao clima da cidade de Alto Paraíso, você encontrará lá. Ayurvédica, Relaxante, Terapia com Pedras, "Tântrico", Cromoterapia e etc.
Ps 15. Foram pedalados por mim 206,46 km e caminhado oficialmente 10,92 km na trilha da Chapada.
Ps 16. O último dia do pedal tinha um desafio de 90 km, mas paramos por causa do horário, aos 67 km, no rio dos Pretos. Realmente não valeria a pena continuar, não teria mais atração além de poeira da estrada até Colinas do Sul.
Ps 18. E toda manhã bem cedo as araras do cerrado apareciam em alguma árvore para nos acordar.
Ps 19. Lembrei que na saída de Curitiba o aeroporto não refletia a crise da economia. Fiquei 30 minutos na fila para despachar minha bagagem, por causa das diversas famílias e suas diversas malas.
Ps 22. No último dia na pousada Aruana de Cavalcante-GO resolvemos pedir pizza, na conta precisaríamos de 6 pizzas. porém a pizzaria da cidade disse que só conseguiriam entregar 5 caixas porque era o que cabia na caixa do motoboy. Nem quiseram fazer duas viagens.


Quem vê pensa que cara guloso, mas em meio a tanta caixa só sobrou 03 fatias do mesmo sabor para o atrasado.
Ps 23. Na volta a Alto Paraíso, na última noite depois da trilha do Parque, nós fomos na pizzaria Vila Chamego. Lá era rodízio de pizza, mas diferente na qual você buscava a pizza nas mesas que serviam depois de assada. Ou seja se você quisesse contar alguma coisa em particular era só convidar alguém para buscar uma fatia.


Rodízio de pessoas pegando uma fatia de pizza
Ps 24. Acostamento que virou ciclovia, mas é acostamento e ciclovia.


Ciclovia a esquerda, Foto by Chris Stokler
Ps 25. Segue o link interessante de um viajante.
Ps 26. Quando estávamos lanchando na trilha da catarata do Rio dos Couros um inseto tentava entrar no olho. Trata-se de uma abelha muito pequena, considerada a menor abelha do mundo chamada Lambe-Olhos. Mas não se preocupe ela não tem ferrão.

Ps 27. Dedico essas postagens a respeito da Chapada dos Veadeiros em memória do meu pai. Essa foi a primeira viagem saindo pelo aeroporto de Curitiba sem a presença dele, que era o última pessoa que eu me despedia e depois a primeira que reencontrava na volta.

Ps n+01. E como os erros de português se criam e aparecem aqui ao longo do tempo cada vez que olho para uma postagem.

Nenhum comentário: