Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Caiaquismo na Baía de Guaratuba-PR

Grupo durante o o retorno do Sítio Sambaqui (foto Kaiak Safari)
"O caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação." Fonte: Wikepedia (2016)

Eu já fiz alguns eventos relacionados com embarcações, desde o rafting (com vídeo) e até mesmo passeio de canoa canadense na Chapada Diamantina. Mas essa foi a minha primeira vez com registro, que fiz um passeio de caiaque. Tenho um conhecido,o Gianmarco, que me convidou para participar do grupo dele em descidas de corredeiras, mas faltou tempo e coragem.

A Kaiak Safari promove um calendário de atividades de passeio de caiaque a partir da baía de Guaratuba-PR. Essa que que eu fiz teve como destino o Sítio Sambaqui em Cabaraquara, localidade próxima ao ao Iate Clube de Caiobá, na estrada que segue da saída do ferry-boat de travessia Caiobá-Guaratba. O Sítio Sambaqui é um dos restaurantes que servem ostra nativas, criadas no local, num programa de apoio da UFPR. Existem outros restaurantes no local como o Vivere Parvo que é mais requintado, mas todos são muito bons.

Nesse dia do passeio eu eu fiz o contato com a Kaiak e me juntei ao grupo de Joinville-SC, que foi organizado pelo Go Faster do Rogério Martins.  O percurso total foi de quase 12 km sendo que na ida tivemos uma parada na primeira parte para ver como estava o grupo. Depois uma tentativa de atravessar um lado do mangue mas uma lado estava com maré baixa. e saímos pelo outro em direção ao Iate Clube de Caiobá para chegar ao trapiche do restaurante. Embora o restaurante tenha um cardápio variado, para o nosso caso foi servido algumas ostras e macarrão com mariscos e sobremesa de sorvete, um cardápio rápido para o nosso caso. Depois de 2 horas de almoço retornamos. Na ida tivemos apoio de um bote a motor com o João e a Beatriz e nos caiaques com os seus filhos Diego e Mariana.

Fotos do Dia e link  para Kaiak Safari

Caiaquismo em Guaratuba

Trilhado no GPS

Comentários:

Ps 01 - Que engano! Normalmente os grupos são diversos e em relação as dificuldades fico tranquilo porque sempre alguém fica para trás. Dessa vez o grupo era de ex-alunos de Educação Física e pessoal de academia de musculação...advinha quem ficou por último na chegada?

Ps 02 - No relato da Kaiak Safari : "NUNCA ANTES NESSE ROTEIRO........COM UMA CORRENTEZA DE MARÉ "ABSOLUTAMENTE FORA DO NORMAL" A GALERA FOI VALENTE E VENCEU NO BRAÇO. NO RETORNO, ALÉM DA MARÉ, HAVIA MUITO VENTO.
A TRAVESSIA DA BAÍA. COMO DE PRAXE FOI A PARTE MAIS RADICAL."

Haja  força no braço esquerdo de um destro.

Ps 03. - Pela  primeira vez usei o Strava para mostrar o trilhado no GPS. Isso porque comparado ao GPSIES das outras postagens o Strava mostra a velocidade do percurso, que foi pequena.

Ps 04 - Esse foi a primeira publicação com o Flickr. Já anunciado pelo Google a desativação do Picasa a partir de Março/2016 em favor do Google Fotos. Na minha opinião um decisão aos contrários porque os recursos são bem menores que esses aqui no Blogger do próprio Google.


Nenhum comentário: