Rio Iapó no cânion Guartelá |
Ponte de Pedra atrás junto a cachoeira. Esquerda para direita Augusto, Maumau, Lizandra, Ju, e Fabi |
Tudo começou uma semana antes quando me perguntaram o que faria no feriado. Ficaria em Curitiba. A semana era de calor e todos me falavam que iriam para as diversas praias, principalmente as de Santa Catarina.
Até que alguns amigos vendo que um grupo iria pedalar em Tibagi-PR resolveram por conta organizar algo parecido por lá. E no feriado começou a entrar uma frente fria que baixou bem as temperaturas principalmente em Curitiba e litoral catarinense. De repente alguns desistiram da praia. E nós fomos para a região do cânion Guartelá onde o tempo seria mais firme. Ironia do destino para quem ficaria em Curitiba há uma semana atrás.
Quando chegamos na entrada do parque do cânion do Guartelá resolvemos visitá-lo porque a vinda de bicicleta seria difícil por causa do vento contra. Após a inscrição na sede do parque seguimos as trilhas que levam ao mirante e outra a vista da Ponte de Pedra.
Eu tinha um interesse pessoal porque queria achar um geocache que é um caixa com mensagem e um brinde de troca que fica escondido e pode ser achado por um GPS. Aliás o Geocaching é um grupo na Internet sobre esse caça ao tesouro moderno e no Paraná tem grupo organizado. Ele deveria estar embaixo no mirante em um dos pilares mas não consegui achar. Alguém provavelmente encontrou e retirou antes mas não deve ser uma pessoa do grupo.
Pilares onde deveria estar o geocache numa das fendas. |
Depois da visita ao parque seguimos para Tibagi, onde almoçarmos e em meio ao tempo instável decidiríamos se sairíamos de bicicleta.
Chegamos ao hotel Formigas da Figueira nos instalamos e fomos almoçar. Antes no estacionamento vários pés de jaboticaba carregados.
Depois do almoço tiramos as bicicletas e fomos pedalar nos arredores da cidade.
No dia seguinte fizemos um biking até o Salto Santa Rosa e cachoeira Puxa Nervos num total de 38,5 km de ida e volta em estradas rurais e de alguns sobe e desce.
Após esse pedal detalhado nas fotos pelas belezas das cachoeiras retornamos para fechar o hotel, almoçar, uma visita pessoal ao museu da cidade e retorno a Curitiba que ainda estava fria e de garoa. Foi um feriado em termos de clima e oportunidade um tanto irônico para mim.
Trilhado no GPS. O ponto "Não" foi o de geocahe não encontrado no parque.
Comentários:
Ps 01. Informações sobre o Cânion Guartelá aqui.
Ps 02. Dicas da Sofia sobre o Hotel Formigas da Figueira e do blog do Mildo.
Ps 03. Hotel Formigas da Figueira eu recomendo, fone 42- 3275- 1842.
Ps 05. Fazia um tempo que eu não tocava um violão bem tranquilo, e ver a Liz tocando com cifras baixadas no Tablet naquele momento, foi a novidade musical tecnológica.
4 comentários:
Belo passeio, por aqui, só filmes e encher a pança :D
Olá Maurício,
Nunca tinha ouvido falar deste Geocaching, já espiei e achei muito legal.
Conhecemos o Parque também, na volta de Prudentópolis, há 6 anos atrás, aproximadamente e gostamos muito, principalmente dos panelões, que na época a Júlia chamou de "banho de relaxo".
Um abraço!
Marcia
o guartela é muito show.. estive umas 3X no lado do parque e 1X do outro lado, mas já faz tempo, passou da hora de voltar...
JOPZ
Opa! Gostaria de informar que já dispomos de 4 novos caches em Guartelá!!!
Em Curitiba passamos de 100 escondidos...
Quando quiser retornar à atividade seja bem vindo
Abraços
Postar um comentário